As argilas são constituídas por partículas pequenas de minerais como os silicatos de alumínio, que é o seu componente mais abundante, porém outros elementos podem estar presente como magnésio, ferro, cálcio, sódio, potássio. Além dos oligoelementos, o segundo mineral que mais se destaca é o silício. A argila é natural, terroso e com granulação fina.

A sua coloração e ação vai depender da quantidade do mineral ou material orgânico encontrado em sua composição, então seus minerais irão funcionar como potencializador de uma ação. Porém as principais funções: cicatrizante, detox e antisséptica, sempre estará presente. Seu mecanismo de ação é devido a de troca de eletrólitos quando em contato com a pele.

Segundo DÁRIO, na estética são excelentes carreadores de outros ativos, devido ao seu formato octaédrico. Fundamentando com isso a importância de associar outros ativos a argila.

A importância de se comprar argilas tratadas, de empresas de dermocosméticos sérias, se dá ao processo de retirada de compostos indesejáveis como: rochas, pedras e outros materiais grosseiros, além dos fungos, leveduras e bactérias, evitando assim contaminação ao usuário.

Segundo Bourgeois, a quantidade de ferro presente na argila origina as seguintes cores: amarela, roxa, branca, marrom, azul, cinza ou verde. Já Langreo, diz que a argila negra contém muito carbono.

Conheça as diferentes cores de argila e sua ação estética, sabendo assim como poderão lhe auxiliar nos tratamentos estéticos.

BRANCA : Possui elevada quantidade de alumínio, o que lhe confere propriedades cicatrizantes (SOUZA,2005). Auxilia a circulação sanguínea, promove ação antisséptica, indicada para acne, clareamento e tônus geral da pele.

 VERDE :   Rica em silício e zinco, oferecendo atividade seborregulador e purificadora (EVELINE,2010). Pode ser aplicada no corpo, promovendo efeito tensor, melhorando flacidez, auxilia fibro edema gelóide.

 VERMELHA :   É uma argila rica em óxido de ferro, com propriedade tensora (RIBEIRO,2010). Regula o fluxo sanguíneo e vascular, garantindo conforto e suavidade para peles sensíveis ou que possuam telangiectasias e rosácea, auxilia no tratamento de flacidez e ativa microcirculação.

 ROSA :   Mistura da argila branca e vermelha, possui efeito antioxidante e calmante.

 PRETA/LAMA NEGRA :  É uma das mais raras, é antiinflamatória, cicatrizante.

 AMARELA :  Rica em silício e potássio é remineralizante de colágeno, exerce papel determinante na nutrição, contribuindo para rejuvenescimento.

 ROXA :  Rica em magnésio, promove a síntese de colágeno. Indicada para eliminação de toxinas, possui efeito tensor e nutritiva.

É importante uma correta avaliação para que identifique melhor argila para a disfunção que deseja tratar, obtendo assim um resultado mais satisfatório.

Sugestão de protocolo:  (Utilização facial)

1 - Higienizar;

2 - Esfoliar (respeitando processo de turnover);

3 - Preparação argila: Argila + água purificada + óleo essencial;

4 - Aplicar e deixar agir por 20 minutos e retirar;

5 - FPS

 

Referência:

- Uso das argilas na estética facial e corporal – Monthana Amorim e Fátima Piazza;

- Argilas compostas by Luciana Marques.

 

Nathalie Souza – Esteticista e cosmetóloga
Facebook.com/prosadeumaesteticista
www.prosadeumaesteticista.net
Instagram: @belladonnda